TEXTOS

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEORIA E A
PRÁTICA - Kátia do Nascimento Venerando de Souza

Resumo
O presente artigo pretende apresentar algumas considerações sobre o processo de
alfabetização em Matemática, a fim de situar a Matemática no contexto da apropriação dos
processos de leitura e de escrita. Partimos do pressuposto de que a Matemática é uma linguagem e
que o professor, nas salas de aula, atua como um mediador entre o aluno e a Matemática, em parte
determinando os modelos de comunicação na classe, mas também servindo como um modelo de um
‘nativo’ no uso dessa linguagem. Entendemos que a linguagem matemática é uma ferramenta
fundamental para a leitura e interpretação da realidade e que, no entanto, tem sido apresentada, na
formação do professor e pelo professor, como algo asséptico, descontextualizado e pautado em
questões de cunho sintático, mais do que semântico, isto é, mais preocupado com as regras de
construção do fato matemático do que com o seu próprio significado.
TEXTO COMPLETO



FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: DILEMAS E PERSPECTIVAS

Dermeval Saviani
Resumo: O autor descreve a realidade atual da educação e da formação de professores no Brasil. Aponta o expressivo aumento do número de alunos nas instituições, a manutenção da baixa qualidade do ensino e analisa os modelos e os dilemas do processo de formação docente. A partir destes e dos desafios por eles constituídos, o autor apresenta, à guisa de considerações finais, as atuais perspectivas educacionais, assim como as estratégias de enfrentamento dos desafios destacados. 

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.