POLO 2: JOINVILLE E REGIÃO
SUPERVISORA: MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR
TURMA 4 - FORMADORA CAREN CRISTINA BRICHI
BALNEÁRIO CAMBORIÚ, 19 DE AGOSTO DE 2014
TERÇA-FEIRA – MATUTINO
8:00h - Abertura no auditório:
- Acolhida;
- Recados gerais SED
- Experiência realizada pelos Formadores da Educação Matemática para introduzir o tema Grandezas e Medidas ( experiência com um recipiente, colocando pedra grande, brita, areia e água), com a participação de alguns Orientadores de Estudo.
- Em seguida: mensagem “Café juntos”.
Fala da supervisora Maria Aparecida Lapa de Aguiar sobre a importância do acompanhamento avaliativo das crianças.
- Deleite: Alegria Circo del Sol
Que nossa semana possa ter cor, harmonia, empenho. Que façamos um bom trabalho!
-9:00H Início dos trabalhos em sala de aula com os Orientadores de Estudo
Acolhida: O Elefantinho - Vinícius de Moraes
O Elefantinho
Onde
vais, elefantinho
Correndo
pelo caminho
Assim
tão desconsolado?
Andas
perdido, bichinho
Espetaste o pé no espinho
Que
sentes, pobre coitado?
—
Estou com um medo danado
Encontrei
um passarinho!
Vinicius
de Moraes
- Organização dos registros no Diário de bordo.
- Organizar a lista dos grupos de planejamento para sexta-feira.
10:00h Café
10:15h - Professor Carlos Meurer - Educação Matemática
- Conhecimento prévio do grupo sobre grandezas e medidas.(desenho)
- Trabalho com tipos de grandeza.
- Conceito – grandezas e medidas.
- Literatura: O que cabe na mochila? (slides)
- Slides sobre noções que a criança tem sobre grandezas e medidas.
Literatura:
Slides Conceitos
Vídeo TV Escola - Medidas
- Leitura da página 7 a 17 do caderno 6, Medidas e Grandezas (enfatizar a página 12).
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%206_pg001-080.pdf
TERÇA-FEIRA 19 DE AGOSTO - VESPERTINO
14h às 18h
MATEMÁTICA
- Deleite:
Adivinha o quanto eu te amo
- Discutir a importância da padronização das medidas na história.
- p. 24-27 – leitura e discussão “O olhar do observador”
- “História padrão”. (enfatizar a crítica da p. 27).
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%206_pg001-080.pdf
Apresentação das páginas estudadas
- Vídeo do INMETRO.
- Caderno da Educação do campo (explorar medidas locais).
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Campo-pg001-064.pdf
- p.19: só para enfatizar a leitura. (exemplos).
- 21 a 24 (atividades com embalagens) – experiências.
- Trabalhar com a régua.
- p. 7 a 12: só enfatizar a leitura.
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Campo-pg001-064.pdf
- Socialização dos trabalhos realizados pelos orientadores de estudo com os professores alfabetizadores/mediação dos formadores.
MTM
8h às 12h:
- Deleite ?????????
- Leitura do diário de bordo.
- Problematizar a partir dos sistemas não padronizados.
(calçados, roupas...)
- Conceito de comprimento, massa e capacidade.
- Instrumentos e técnica de medição.
- Construção do metro quadrado com o jornal.
- Dançar sobre o jornal (brincadeira).
- Trazer exemplos do trabalho com crianças. (Tere ficou de trazer algo).
- P. 24 a 35 – leitura
- Socialização dos trabalhos realizados pelos orientadores de estudo com os professores alfabetizadores/mediação dos formadores.
QUINTA-FEIRA 21-08 – MANHÃ
LP
8h às 12h
Deleite: Livro: Quem vai ficar com o pêssego?
- Continuação do trabalho.
- Socialização de tudo que foi proposto (pode-se pensar em mesa redonda que foi a sugestão da Vânia)
- Socialização das atividades realizadas com as professoras alfabetizadoras no final do período com mediações.
SEXTA-FEIRA 22-08 – MANHÃ
8h às 9h:
Algum fechamento se precisar.
- Organização das equipes por sala para o planejamento de 24h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário