A FORMAÇÃO DOS ORIENTADORES DE ESTUDO DE 19 A 22 DE AGOSTO DE 2014 - BALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC




POLO 2:  JOINVILLE E REGIÃO 
 SUPERVISORA: MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR


TURMA 4 - FORMADORA CAREN CRISTINA BRICHI




BALNEÁRIO CAMBORIÚ, 19 DE AGOSTO DE 2014

TERÇA-FEIRA – MATUTINO

8:00h - Abertura no auditório:

- Acolhida;
- Recados gerais SED
- Experiência realizada pelos Formadores da Educação Matemática para introduzir o tema Grandezas e Medidas ( experiência com um recipiente, colocando pedra grande, brita, areia e água), com a participação de alguns Orientadores de Estudo.
- Em seguida: mensagem “Café juntos”.

 Fala da supervisora Maria Aparecida Lapa de Aguiar sobre a importância do acompanhamento avaliativo das crianças.
- Deleite:  Alegria Circo del Sol



Que nossa semana possa ter cor, harmonia, empenho. Que façamos um bom trabalho!

-9:00H Início dos trabalhos em sala de aula com os Orientadores de Estudo

Acolhida: O Elefantinho - Vinícius de Moraes

O Elefantinho

Onde vais, elefantinho
Correndo pelo caminho
Assim tão desconsolado?
Andas perdido, bichinho
Espetaste o pé no espinho
Que sentes, pobre coitado?
— Estou com um medo danado
Encontrei um passarinho!

Vinicius de Moraes



- Organização das socializações da semana no final do período.
- Organização dos registros no Diário de bordo.
- Organizar a lista dos grupos de planejamento para sexta-feira.

10:00h Café

10:15h - Professor Carlos Meurer - Educação Matemática

- Conhecimento prévio do grupo sobre grandezas e medidas.(desenho)
- Trabalho com tipos de grandeza.
- Conceito – grandezas e medidas.
- Literatura: O que cabe na mochila?  (slides)
- Slides sobre noções que a criança tem sobre grandezas e medidas.

Literatura:




Slides Conceitos



















Vídeo TV Escola - Medidas




- Leitura da página 7 a 17 do caderno 6, Medidas e Grandezas (enfatizar a página 12).
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%206_pg001-080.pdf


TERÇA-FEIRA 19 DE AGOSTO - VESPERTINO
14h às 18h

MATEMÁTICA

- Deleite:

   Adivinha o quanto eu te amo


- Discutir a importância da padronização das medidas na história.
- p. 24-27 – leitura e discussão “O olhar do observador”
- “História padrão”. (enfatizar a crítica da p. 27).
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%206_pg001-080.pdf

Apresentação das páginas estudadas



- Vídeo do INMETRO.

- Caderno da Educação do campo (explorar medidas locais).
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Campo-pg001-064.pdf

- Vídeo: Matemática no sítio (Série: Matemática em toda parte).


-  p.19: só para enfatizar a leitura. (exemplos).
- 21 a 24 (atividades com embalagens) – experiências.
- Trabalhar com a régua.
- p. 7 a 12: só enfatizar a leitura.
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Campo-pg001-064.pdf



-  Socialização  dos trabalhos realizados pelos orientadores de estudo com os professores alfabetizadores/mediação dos formadores.




QUARTA-FEIRA 20-08 – MANHÃ
MTM
8h às 12h:
- Deleite ?????????
- Leitura do diário de bordo.

- Problematizar a partir dos sistemas não padronizados.
(calçados, roupas...)
- Conceito de comprimento, massa e capacidade.
 - Instrumentos e técnica de medição.
- Construção do metro quadrado com o jornal.
- Dançar sobre o jornal (brincadeira).












- Trazer exemplos do trabalho com crianças. (Tere ficou de trazer algo).
- P. 24 a 35 – leitura

- Socialização  dos trabalhos realizados pelos orientadores de estudo com os professores alfabetizadores/mediação dos formadores.
QUINTA-FEIRA 21-08 – MANHÃ
LP
8h às 12h
Deleite: Livro: Quem vai ficar com o pêssego?

- Continuação do trabalho.
- Socialização de tudo que foi proposto (pode-se pensar em mesa redonda que foi a sugestão da Vânia)


- Socialização das atividades realizadas com as professoras alfabetizadoras no final do período com mediações.
SEXTA-FEIRA 22-08 – MANHÃ
8h às 9h:
Algum fechamento se precisar.

- Organização das equipes por sala para o planejamento de 24h.



Nenhum comentário: