FORMAÇÃO ORIENTADORES DE ESTUDOS DE 17 A 21 DE FEVEREIRO DE 2014 - FRAIBURGO - SC

CRONOGRAMA DO CURSO – 40 HORAS (FEVEREIRO)  -
POLO 2:  JOINVILLE E REGIÃO
SUPERVISORA: MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR

Dia/turno
TURMA 4 – FORMADORA: CAREN CRISTINA BRICHI


17/02
Segunda-feira
Manhã

Todos juntos no auditório

8h – Abertura

Mesa de Abertura-

Formação da mesa
Hino Nacional
Falas:
Secretário(a) Municipal
Repres. Gered
Repres. UFSC
Repres. dos formadores
Repres. Orientadores

Pausa:

- Fala do supervisor: retomando o ano de 2013. 
- Informações sobre o ano de 2014.

- Fala sobre a linguagem Matemática por um dos formadores dessa área.

(Todas as turmas no auditório)






17/02
Segunda -feira
Tarde

14 horas

- Fruição: vídeo motivacional – O que você quer ser quando crescer?
- Dinâmica de Apresentação (30min)
(Formar um círculo com o grupo, um participante fala seu nome e o que ainda quer ser ou fazer na vida, o participante da direita repete o nome do amigo, em seguida se apresenta. Será repetido o nome de todos os participantes anteriores que se apresentaram. A ideia é gravar o nome das pessoas). Após a dinâmica todos deverão confeccionar o seu crachá.
- Apresentação da Pauta da semana
- Apresentação do diário de bordo da turma
- Lista de chamada da turma
- Formulário para preenchimento dos e-mails da turma
- Falar sobre o relatório sucinto que deverá ser entregue até o dia 10 de cada mês.Anexar junto ao relatório sucinto o planejamento da formação com os Alfabetizadores. E, sobre a importância de todos fazerem suas avaliações no sistema SISPACTO

- Vídeo: Entrevista: O desafio de Ensinar em suas múltiplas linguagens (Magda Soares- 17 min)

- Formar 05 grupos para estudo dos textos:
- Caderno de alfabetização/ Língua Portuguesa - Ano 1,Unidade 3:  p. 6 – 18.
A Escrita alfabética: por que ela é um sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam?

- Texto: Concepções de linguagem e o ensino da língua materna

MATÊNCIO, Maria de Lourdes Meirelles.  Concepções de linguagem e o ensino da língua materna (ou por que a escola faz o que faz?) In:
Leitura, Produção de textos e a escola. Mercado de Letras: Campinas/SP, 2010, p. 66-81)

Orientação para leitura:
Destacar as diferentes concepções de aprendizagem que aparecem nos textos e suas relações com processo de ensino aprendizagem da escola atual.

- Socialização dos estudos no grande grupo

- Recursos de apoio para as discussões: Teorias da Aprendizagem e Concepções de Linguagem  e Nova Escola SEA como um sistema notacional e consciência fonológica (slides da Cida e Lilane), vídeos: Piaget, Vigotsky, A criança que não aprende e Construção da escrita parte 4 (criança fazendo hipótese sobre a escrita)







18/02
Manhã

3ª feira
8 horas

- FRUIÇÃO: O Menino que aprendeu a ver – Ruth Rocha

- Vídeo: O que é ser Alfabetizado e Letrado

- Agrupamentos para estudo do texto (separar por ano do EF, 1º, 2º e 3º ano).

- Questão norteadora: Como deve ser o ensino da alfabetização na perspectiva do letramento no primeiro ciclo do ensino fundamental.

Caderno de alfabetização/ Língua Portuguesa

- Ano 1, Unidade 1: p. 16-23  LP 

Concepções de Alfabetização:o que ensinar no ciclo de alfabetização

Socialização no grande grupo

- Perceber as mudanças históricas em relação ao ensino da Língua Materna
- Reconhecer os pontos positivos apontados pelas pesquisas relatadas no texto
- Compreender como desenvolver uma prática pedagógica que promova a alfabetização na perspectiva do letramento





18/02
Tarde


14 horas

 EDUCAÇÃO MAT EMÁTICA VANESSA/ CAREN

FRUIÇÃO: Matemática Poética- Jorge Linhaça

Vídeo: A importância da matemática no dia a dia

Mural: Qual a sua relação com a matemática? Cada participante deverá fixar sua palavra no mural

- Leitura em pequenos grupos:

-  CADERNO DE APRESENTAÇÃO – PNAIC MATEMÁTICA: “Alfabetização Matemática – Maria da Conceição Reis Ferreira Fonseca (p. 26-31).

- Problematização: formular duas questões por equipe em papel A4 e colar em um quadro.
Discussão no grande grupo com mediação do formador.


19/02
Manhã

4ª feira

8 horas

EDUCAÇÃO MAT EMÁTICA VANESSA/ CAREN


- FRUIÇÃO: Brindadeira doYyapo – Palavra Cantada

- Vídeo: A matemática em toda parte II (10 matemáticas nas brincadeiras) ou
              A história da matemática             

- Ler em pequenos grupos o texto:

- CADERNO DE APRESENTAÇÃO PNAIC - MATEMÁTICA “O papel do brincar  e do jogar  na alfabetização matemática” - Cristiano Muniz (p.56-70).

- Caderno  Alfabetização/ Língua Portuguesa:
Ludicidade na sala de aula

Ano 1 – Unidade 4 – p. 14 – 21
Ano 1 – Unidade 4 -  p. 22 – 25

Socialização

Finalizar com a Brincadeira da Serpente- Palavra Cantada


19/02
Tarde

- FRUIÇÃO: Vídeo motivacional:  On ou Off?

- Vídeo: Meu amigo Nietzsche

Agrupamentos para estudo: Dividir a turma e 4 grupos. Dois grupos com a leitura do texto1 e dois grupos com a leitura do texto 2.

-- GONTIJO, Cláudia M. M. Os sentidos da alfabetização In O processo de Alfabetização: Novas Contribuições . São Paulo: Martins fontes, 2002.( p. 39-55)

Texto: O que é aprender a ler?
(FOUCAMBERT, Jean. O que é aprender a ler. In: A Leitura em questão. Porto Alegre/RS: Artes Médicas, 1994, p. 3-13)

Socialização:

- a discussão será organizada pelos grupos do texto1 e do texto 2, que deverão expor as críticas apontadas nos textos estudados e provocar o outro grupo com reflexões e questionamentos.

Vídeos: Leitura e Produção de textos na escola
              Formação do Leitor



20/02
Manhã

5ª feira

EDUCAÇÃO MAT EMÁTICA VANESSA/ CAREN


- FRUIÇÃO: Bom dia todas as cores – Ruth Rocha

-Vídeo: A história dos números ou A história da Matemática

-Agrupamentos para Leitura: Dividir a turma em três grupos. Cada grupo ficara responsável pela leitura de um texto.

Caderno 2:

- Sobre a construção do número (p. 6-14)
- Uso e funções do número em situações do cotidiano. (p. 20-29)
 - Para que serve a matemática na perspectiva das crianças. (p. 42-47)

Socialização:

Cada grupo deverá apresentar e discutir com o grande grupo o assunto estudado.



20/02
Tarde
- Fruição: Vídeo: Lição de vida

- Vídeo: Projetos didáticos no ciclo de alfabetização – Salto para o Futuro

- Agrupamentos para leitura: grupos de 1º, 2º e 3º anos

- caderno Ano 1 – Unidade 2 – p. 17 – 28

As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador

Orientação para a elaboração de um Projeto de ensino e a apresentação de uma atividade que poderia ser desenvolvida com crianças envolvendo conceitos de matemática e Língua Portuguesa;

Socialização: apresentação e discussão no grande grupo (poderão consultar os cadernos de língua portuguesa e de matemática, on-line).

21/02
Manhã


EDUCAÇÃO MAT EMÁTICA VANESSA/ CAREN


- FRUIÇÃO: Dança

- Agrupamentos para leitura: Grupos de 6 pessoas


CADERNO 3

Relações entre o sistema de escrita alfabética e do sistema de numeração decimal: algumas reflexões (p. 6- 26)

Socialização no grande grupo

21/02
Tarde


16 horas

Auditório

Fruição: Música: Tente outra vez (Raul Seixas)

Planejamento feito pelos orientadores para os cursistas/alfabetizadores e apresentação com mediação dos formadores/supervisores


17 horas – café de encerramento











FOTOS DA FORMAÇÃO











Nenhum comentário: