CRONOGRAMA DO CURSO – 40 HORAS
(FEVEREIRO) -
POLO 2:
JOINVILLE E REGIÃO
SUPERVISORA: MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR
Dia/turno
|
TURMA 4
– FORMADORA: CAREN CRISTINA BRICHI
|
|
17/02
Segunda-feira
Manhã
Todos
juntos no auditório
|
8h – Abertura
Mesa de Abertura-
Formação da mesa
Hino Nacional
Falas:
Secretário(a)
Municipal
Repres. Gered
Repres. UFSC
Repres. dos
formadores
Repres.
Orientadores
Pausa:
- Fala do
supervisor: retomando o ano de 2013.
- Informações sobre
o ano de 2014.
- Fala sobre a linguagem
Matemática por um dos formadores dessa área.
(Todas as turmas no auditório)
|
|
17/02
Segunda -feira
Tarde
|
14
horas
- Fruição: vídeo motivacional – O que você quer ser quando crescer?
- Dinâmica de Apresentação (30min)
(Formar
um círculo com o grupo, um participante fala seu nome e o que ainda quer ser ou
fazer na vida, o participante da direita repete o nome do amigo, em seguida
se apresenta. Será repetido o nome de todos os participantes anteriores que se apresentaram. A ideia é
gravar o nome das pessoas). Após a dinâmica todos deverão confeccionar o seu
crachá.
- Apresentação da Pauta da semana
- Apresentação do diário de bordo da turma
- Lista de chamada da turma
- Formulário para preenchimento dos e-mails
da turma
- Falar sobre o relatório sucinto que
deverá ser entregue até o dia 10 de cada mês.Anexar junto ao relatório
sucinto o planejamento da formação com os Alfabetizadores. E, sobre a
importância de todos fazerem suas avaliações no sistema SISPACTO
- Vídeo: Entrevista: O desafio de Ensinar em suas múltiplas linguagens (Magda Soares- 17
min)
- Formar 05 grupos para estudo dos textos:
- Caderno
de alfabetização/ Língua Portuguesa - Ano 1,Unidade 3: p. 6 – 18.
A Escrita alfabética: por que ela é um
sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam?
- Texto: Concepções de linguagem e o ensino da língua
materna
MATÊNCIO, Maria de
Lourdes Meirelles. Concepções de
linguagem e o ensino da língua materna (ou por que a escola faz o que faz?) In:
Leitura, Produção
de textos e a escola. Mercado de Letras: Campinas/SP, 2010, p. 66-81)
Orientação para leitura:
Destacar as diferentes concepções de aprendizagem que
aparecem nos textos e suas relações com processo de ensino aprendizagem da
escola atual.
- Socialização dos
estudos no grande grupo
- Recursos de apoio
para as discussões: Teorias da Aprendizagem e Concepções de Linguagem e Nova Escola SEA como um sistema
notacional e consciência fonológica (slides da Cida e Lilane), vídeos:
Piaget, Vigotsky, A criança que não aprende e Construção da escrita parte 4 (criança fazendo hipótese sobre a
escrita)
|
|
18/02
Manhã
3ª feira
|
8
horas
- FRUIÇÃO: O Menino que aprendeu a ver –
Ruth Rocha
- Vídeo: O que é ser Alfabetizado e Letrado
- Agrupamentos para estudo do texto
(separar por ano do EF, 1º, 2º e 3º ano).
- Questão norteadora: Como deve ser o
ensino da alfabetização na perspectiva do letramento no primeiro ciclo do
ensino fundamental.
Caderno
de alfabetização/ Língua Portuguesa
- Ano 1, Unidade 1: p. 16-23 LP
Concepções de Alfabetização:o que ensinar
no ciclo de alfabetização
Socialização no grande grupo
- Perceber as mudanças históricas em
relação ao ensino da Língua Materna
- Reconhecer os pontos positivos apontados
pelas pesquisas relatadas no texto
- Compreender como desenvolver uma prática
pedagógica que promova a alfabetização na perspectiva do letramento
|
|
18/02
Tarde
|
14
horas
EDUCAÇÃO MAT EMÁTICA VANESSA/ CAREN
FRUIÇÃO: Matemática
Poética- Jorge Linhaça
Vídeo: A
importância da matemática no dia a dia
Mural: Qual a sua
relação com a matemática? Cada participante deverá fixar sua palavra no mural
- Leitura em pequenos
grupos:
- CADERNO
DE APRESENTAÇÃO – PNAIC MATEMÁTICA: “Alfabetização Matemática – Maria da
Conceição Reis Ferreira Fonseca (p. 26-31).
- Problematização: formular duas questões
por equipe em papel A4 e colar em um quadro.
Discussão no grande grupo com mediação do
formador.
|
|
19/02
Manhã
4ª feira
|
8
horas
EDUCAÇÃO MAT EMÁTICA VANESSA/ CAREN
- FRUIÇÃO: Brindadeira doYyapo – Palavra
Cantada
- Vídeo: A matemática em toda parte II (10
matemáticas nas brincadeiras) ou
A história da matemática
- Ler em pequenos grupos o texto:
- CADERNO DE APRESENTAÇÃO PNAIC -
MATEMÁTICA “O papel do brincar e do
jogar na alfabetização matemática” -
Cristiano Muniz (p.56-70).
- Caderno Alfabetização/ Língua Portuguesa:
Ludicidade na sala de aula
Ano 1 – Unidade 4 – p. 14 – 21
Ano 1 – Unidade 4 - p. 22 – 25
Socialização
Finalizar com a Brincadeira da Serpente-
Palavra Cantada
|
|
19/02
Tarde
|
- FRUIÇÃO: Vídeo motivacional: On ou Off?
- Vídeo: Meu amigo Nietzsche
Agrupamentos para estudo: Dividir a turma e
4 grupos. Dois grupos com a leitura do texto1 e dois grupos com a leitura do
texto 2.
-- GONTIJO, Cláudia
M. M. Os sentidos da alfabetização In O
processo de Alfabetização: Novas Contribuições . São Paulo: Martins fontes,
2002.( p. 39-55)
Texto: O que é aprender a ler?
(FOUCAMBERT, Jean. O que é aprender a ler. In: A Leitura em questão. Porto Alegre/RS:
Artes Médicas, 1994, p. 3-13)
Socialização:
- a discussão será organizada pelos grupos
do texto1 e do texto 2, que deverão expor as críticas apontadas nos textos
estudados e provocar o outro grupo com reflexões e questionamentos.
Vídeos: Leitura e Produção de textos na
escola
Formação do Leitor
|
|
20/02
Manhã
5ª feira
|
EDUCAÇÃO MAT EMÁTICA VANESSA/ CAREN
- FRUIÇÃO: Bom dia todas as cores – Ruth
Rocha
-Vídeo: A história dos números ou A
história da Matemática
-Agrupamentos para Leitura: Dividir a turma
em três grupos. Cada grupo ficara responsável pela leitura de um texto.
Caderno
2:
- Sobre a construção do número (p. 6-14)
- Uso e funções do número em situações do
cotidiano. (p. 20-29)
- Para
que serve a matemática na perspectiva das crianças. (p. 42-47)
Socialização:
Cada grupo deverá apresentar e discutir com
o grande grupo o assunto estudado.
|
|
20/02
Tarde
|
- Fruição: Vídeo: Lição de vida
- Vídeo: Projetos didáticos no ciclo de
alfabetização – Salto para o Futuro
- Agrupamentos para leitura: grupos de 1º,
2º e 3º anos
- caderno Ano 1 – Unidade 2 – p. 17 – 28
As
rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do
trabalho do professor alfabetizador
Orientação para a elaboração de um Projeto
de ensino e a apresentação de uma atividade que poderia ser desenvolvida com
crianças envolvendo conceitos de matemática e Língua Portuguesa;
Socialização: apresentação e discussão no
grande grupo (poderão consultar os cadernos de língua portuguesa e de matemática,
on-line).
|
|
21/02
Manhã
|
EDUCAÇÃO MAT EMÁTICA VANESSA/ CAREN
- FRUIÇÃO: Dança
- Agrupamentos para leitura: Grupos de 6
pessoas
CADERNO 3
Relações entre o sistema de escrita
alfabética e do sistema de numeração decimal: algumas reflexões (p. 6- 26)
Socialização no grande grupo
|
|
21/02
Tarde
16 horas
Auditório
|
Fruição:
Música: Tente outra vez (Raul Seixas)
Planejamento
feito pelos orientadores para os cursistas/alfabetizadores e apresentação com
mediação dos formadores/supervisores
17 horas – café de encerramento
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário