FORMAÇÃO DOS ORIENTADORES DE ESTUDO DE 19 A 22 DE AGOSTO DE 2014 - BALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC

TERÇA-FEIRA 19-08 – MANHÃ
TERÇA-FEIRA 19-08 – TARDE
8h  às 8h30
- auditório: recados gerais SEC.
- Fala da supervisora sobre a importância do acompanhamento avaliativo das crianças.
Deleite:  Apresentação da companhia de dança atlética italiana kataklò que se encontra em turnê pelo Brasil:


Que nossa semana possa ter cor, harmonia, empenho. Que façamos um bom trabalho!

- Ir para as salas de aula

- Sob a responsabilidade da formadora de LP:
- Organização das socializações da semana no final do período.
- Determinar  quem ficará responsável pelo Diário de bordo.
- Organizar a lista dos grupos de planejamento para sexta-feira.


MTM:

- Conhecimento prévio do grupo sobre grandezas e medidas.
-Experiência com um recipiente, colocando pedra grande, brita, areia...
- Em seguida: mensagem “Café juntos” (como deleite).
- Trabalho com tipos de grandeza.
- Conceito – grandezas e medidas.
- Literatura: O que cabe na mochila?  (slides)
- Slides sobre noções que a criança tem sobre grandezas e medidas.

- Leitura da página 7 a 17 do caderno 6. (enfatizar a página 12).
-Vídeo da TV escola – “Medidas” relacionando com o caderno.

14h às 18h

MTM
- Deleite:
- “A girafa e o mede palmo”
- “Adivinha o quanto eu te amo “ (plano B)
- Livros da Caren (livros de diversos formatos –explorar/apresentar).

- Discutir a importância da padronização das medidas na história.
- p. 24-27 – leitura e discussão “O olhar do observador”
- “História padrão”. (enfatizar a crítica da p. 27).
- Vídeo do INMETRO.
- Caderno da Educação do campo (explorar medidas locais).  Sugestão: vídeo: Matemática no sítio (Série: Matemática em toda parte).
-  p.19: só para enfatizar a leitura. (exemplos).
- 21 a 24 (atividades com embalagens) – experiências.
- Trabalhar com a régua.
- p. 7 a 12: só enfatizar a leitura.

-  Socialização  dos trabalhos realizados pelos orientadores de estudo com os professores alfabetizadores/mediação dos formadores.
QUARTA-FEIRA 20-08 – MANHÃ
QUARTA-FEIRA 20-08 – TARDE
MTM
8h às 12h:
- Deleite ?????????
- Leitura do diário de bordo.

- Problematizar a partir dos sistemas não padronizados.
(calçados, roupas...)
- Conceito de comprimento, massa e capacidade.
 - Instrumentos e técnica de medição.
- Construção do metro quadrado com o jornal.
“Construindo um paralelepípedo.” (TEXTO WORD)
- Dançar sobre o jornal (brincadeira).
- Trazer exemplos do trabalho com crianças. (Tere ficou de trazer algo).
- P. 24 a 35 – leitura

- Socialização  dos trabalhos realizados pelos orientadores de estudo com os professores alfabetizadores/mediação dos formadores.
LP
14h às 18h:
Deleite:  “Tempo” – poema de Mário Quintana.

-  Vídeo de Miguel Arrroyo; imagens quebradas. Os tempos de aprendizagem das crianças.  (TERE - procurar)

- Comentários da formadora:
- O trabalho será sobre Perfil das crianças/processo de avaliação/diagnóstico.
- Diferenças na organização de diagnósticos nos municípios.
-Como o professor alfabetizador trabalha com o perfil da turma?
- Como é /ou deveria ser a organização, o acompanhamento, a devolutiva para as professoras, para a escola, quais são as ações dos municípios em relação ao perfil das crianças na alfabetização.
- Retomada dos direitos de aprendizagem de MTM e LP.
-  Enfatizar os modelos que o caderno traz para acompanhamento dos perfis.

- Encaminhamento depois da conversa inicial:

 I) Organização dos grupos: 6 grupos, cada qual receberá uma pergunta e a mesma problematização:

A turma do 1° ano é composta por 25 alunos. Desses 10 já conseguem ler, interpretar e escrever textos pequenos com  sentido. Outros 10 estão no processo de aquisição da leitura e escrita com vários problemas do uso  das letras maiúsculas e minúsculas, ponto final, sílabas complexas e 05 alunos só reconhecem as vogais. Não conseguem juntar vogais e consoantes. O que fazer?


- Questões:

1- Como trabalhar com a heterogeneidade das turmas de alfabetização?

2- Qual o papel do portfólio? Que outros instrumentos o professor  pode utilizar para registrar  e avaliar o processo de apropriação de escrita alfabética?

3. Como trabalhar a leitura e a escrita como compromisso de todas as áreas do conhecimento? (aspectos discursivos e apropriação do sistema de escrita)

4- Como  trabalhar de forma interdisciplinar no processo de alfabetização?

5. Como garantir os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização?

6. Que atividades podem ser utilizadas para o trabalho com a consciência fonológica e apropriação do SEA?

- Levantamento dos principais conceitos trabalhados ao longo do curso. (SLIDES PARA RETOMAR)


II)- Elaborar um planejamento: projeto, sequência didática, atividade de aprendizagem ...para ajudar a resolver a problemática levantada e ao mesmo tempo pensar sobre a questão recebida. Procurar nos cadernos atividades para ajudar a resolver os problemas dos alunos. Indicar textos ( já trabalhados que podem ajudar).


- Conceitos: heterogeneidade (agrupamentos, tempos diferenciados); apropriação do sistema de escrita; atividades de letramento; interdisciplinaridade; avaliação.

- Tabelas: p. 30 a 41 – Unidade 1, ano1, ano 2 e ano 3

- Slides das tabelas– (CAREN irá passar para o grupo)

- Socialização  dos trabalhas realizados pelos orientadores de estudo com os professores alfabetizadores/mediação dos formadores.

QUINTA-FEIRA 21-08 – MANHÃ
QUINTA-FEIRA 21-08 – TARDE
LP
8h às 12h
Deleite: Livro: Quem vai ficar com o pêssego?

- Continuação do trabalho.
- Socialização de tudo que foi proposto (pode-se pensar em mesa redonda que foi a sugestão da Vânia)


- Socialização das atividades realizadas com as professoras alfabetizadoras no final do período com mediações.
MTM
14h às 18h

- Leitura deleite: música “O relógio”. (Vinícius de Moraes).
- Tempo cabeça, tempo mão. p. 53.
- “O tempo que o tempo tem” – livro. 

- Dividir a turma em quatro grupos. Cada grupo com uma atividade.
Grupo 1: imagens
Grupo 2: textos de rotina diária – relatando tempo para cada atividade.
Grupo 3: p.  63 – caderno de jogos  - jogo 23
Grupo 4: p. 65 – caderno de jogos  - jogo 24

- Apresentação e socialização.

- Slides sobre a compreensão das bases diferenciadas para as medidas do tempo.
-valor monetário – p. 48
- Slides com as idéias principais do texto.
- Trabalho com encartes de supermercado da sua cidade.
- Leitura: “Economia de Maria”
- Livros: Que horas são? A peteca do pinto.

- Socialização  dos trabalhas realizados pelos orientadores de estudo com os professores alfabetizadores/mediação dos formadores.
SEXTA-FEIRA 22-08 – MANHÃ
SEXTA-FEIRA 22-08 – TARDE
8h às 9h:
Algum fechamento se precisar.

- Organização das equipes por sala para o planejamento de 24h.



13h30 às 17h

ATÉ 15h – PLANEJAMENTO

Na hora da apresentação, voltar para as salas de origem ou não?

15h ÀS 17h – Socialização dos planejamentos com mediação das formadoras.


Nenhum comentário: