TERÇA-FEIRA
19-08 – MANHÃ
|
TERÇA-FEIRA
19-08 – TARDE
|
8h às 8h30
- auditório: recados gerais
SEC.
- Fala da supervisora sobre
a importância do acompanhamento avaliativo das crianças.
Deleite: Apresentação da companhia de dança atlética
italiana kataklò que se encontra em turnê pelo Brasil:
Que nossa semana possa ter cor, harmonia, empenho. Que façamos um bom
trabalho!
- Ir para as salas de aula
- Sob a responsabilidade da formadora de LP:
- Organização das
socializações da semana no final do período.
- Determinar quem ficará responsável pelo Diário de
bordo.
- Organizar a lista dos
grupos de planejamento para sexta-feira.
MTM:
- Conhecimento prévio do
grupo sobre grandezas e medidas.
-Experiência com um
recipiente, colocando pedra grande, brita, areia...
- Em seguida: mensagem “Café
juntos” (como deleite).
- Trabalho com tipos de
grandeza.
- Conceito – grandezas e
medidas.
- Literatura: O que cabe na
mochila? (slides)
- Slides sobre noções que a
criança tem sobre grandezas e medidas.
- Leitura da página 7 a 17
do caderno 6. (enfatizar a página 12).
-Vídeo da TV escola –
“Medidas” relacionando com o caderno.
|
14h às 18h
MTM
- Deleite:
- “A girafa e o mede palmo”
- “Adivinha o quanto eu te
amo “ (plano B)
- Livros da Caren (livros de
diversos formatos –explorar/apresentar).
- Discutir a importância da
padronização das medidas na história.
- p. 24-27 – leitura e
discussão “O olhar do observador”
- “História padrão”.
(enfatizar a crítica da p. 27).
- Vídeo do INMETRO.
- Caderno da Educação do
campo (explorar medidas locais).
Sugestão: vídeo: Matemática no sítio (Série: Matemática em toda
parte).
- p.19: só para enfatizar a leitura.
(exemplos).
- 21 a 24 (atividades com
embalagens) – experiências.
- Trabalhar com a régua.
- p. 7 a 12: só enfatizar a
leitura.
- Socialização dos trabalhos realizados pelos orientadores
de estudo com os professores alfabetizadores/mediação dos formadores.
|
QUARTA-FEIRA
20-08 – MANHÃ
|
QUARTA-FEIRA
20-08 – TARDE
|
MTM
8h às 12h:
- Deleite ?????????
- Leitura do diário de
bordo.
- Problematizar a partir dos
sistemas não padronizados.
(calçados, roupas...)
- Conceito de comprimento,
massa e capacidade.
- Instrumentos e técnica de medição.
- Construção do metro
quadrado com o jornal.
“Construindo um
paralelepípedo.” (TEXTO WORD)
- Dançar sobre o jornal
(brincadeira).
- Trazer exemplos do
trabalho com crianças. (Tere
ficou de trazer algo).
- P. 24 a 35 – leitura
- Socialização dos trabalhos realizados pelos orientadores
de estudo com os professores alfabetizadores/mediação dos formadores.
|
LP
14h às 18h:
Deleite: “Tempo” – poema de Mário Quintana.
- Vídeo de Miguel Arrroyo; imagens quebradas.
Os tempos de aprendizagem das crianças.
(TERE - procurar)
- Comentários da formadora:
- O trabalho será sobre
Perfil das crianças/processo de avaliação/diagnóstico.
- Diferenças na organização
de diagnósticos nos municípios.
-Como o professor
alfabetizador trabalha com o perfil da turma?
- Como é /ou deveria ser a
organização, o acompanhamento, a devolutiva para as professoras, para a
escola, quais são as ações dos municípios em relação ao perfil das crianças
na alfabetização.
- Retomada dos direitos de
aprendizagem de MTM e LP.
- Enfatizar os modelos que o caderno traz
para acompanhamento dos perfis.
- Encaminhamento depois da conversa inicial:
I) Organização dos grupos: 6 grupos, cada
qual receberá uma pergunta e a mesma problematização:
A turma do 1° ano é composta por 25 alunos.
Desses 10 já conseguem ler, interpretar e escrever textos pequenos com sentido. Outros 10 estão no processo de
aquisição da leitura e escrita com vários problemas do uso das letras maiúsculas e minúsculas, ponto
final, sílabas complexas e 05 alunos só reconhecem as vogais. Não conseguem
juntar vogais e consoantes. O que fazer?
- Questões:
1- Como trabalhar com a
heterogeneidade das turmas de alfabetização?
2- Qual o papel do
portfólio? Que outros instrumentos o professor pode utilizar para registrar e avaliar o processo de apropriação de
escrita alfabética?
3. Como trabalhar a leitura
e a escrita como compromisso de todas as áreas do conhecimento? (aspectos
discursivos e apropriação do sistema de escrita)
4- Como trabalhar de forma interdisciplinar no
processo de alfabetização?
5. Como garantir os direitos
de aprendizagem no ciclo de alfabetização?
6. Que atividades podem ser
utilizadas para o trabalho com a consciência fonológica e apropriação do SEA?
- Levantamento dos
principais conceitos trabalhados ao longo do curso. (SLIDES PARA RETOMAR)
II)- Elaborar um planejamento: projeto,
sequência didática, atividade de aprendizagem ...para ajudar a resolver a
problemática levantada e ao mesmo tempo pensar sobre a questão recebida.
Procurar nos cadernos atividades para ajudar a resolver os problemas dos
alunos. Indicar textos ( já trabalhados que podem ajudar).
- Conceitos: heterogeneidade (agrupamentos, tempos diferenciados);
apropriação do sistema de escrita; atividades de letramento;
interdisciplinaridade; avaliação.
- Tabelas: p. 30 a 41 –
Unidade 1, ano1, ano 2 e ano 3
- Slides das tabelas– (CAREN irá passar para o
grupo)
- Socialização dos trabalhas realizados pelos orientadores
de estudo com os professores alfabetizadores/mediação dos formadores.
|
QUINTA-FEIRA
21-08 – MANHÃ
|
QUINTA-FEIRA
21-08 – TARDE
|
LP
8h às 12h
Deleite: Livro: Quem vai
ficar com o pêssego?
- Continuação do trabalho.
- Socialização de tudo que
foi proposto (pode-se
pensar em mesa redonda que foi a sugestão da Vânia)
- Socialização das
atividades realizadas com as professoras alfabetizadoras no final do período com
mediações.
|
MTM
14h às 18h
- Leitura deleite: música “O
relógio”. (Vinícius de Moraes).
- Tempo cabeça, tempo mão.
p. 53.
- “O tempo que o tempo tem”
– livro.
- Dividir a turma em quatro
grupos. Cada grupo com uma atividade.
Grupo 1: imagens
Grupo 2: textos de rotina
diária – relatando tempo para cada atividade.
Grupo 3: p. 63 – caderno de jogos - jogo 23
Grupo 4: p. 65 – caderno de
jogos - jogo 24
- Apresentação e
socialização.
- Slides sobre a compreensão
das bases diferenciadas para as medidas do tempo.
-valor monetário – p. 48
- Slides com as idéias
principais do texto.
- Trabalho com encartes de
supermercado da sua cidade.
- Leitura: “Economia de
Maria”
- Livros: Que horas são? A
peteca do pinto.
- Socialização dos trabalhas realizados pelos orientadores
de estudo com os professores alfabetizadores/mediação dos formadores.
|
SEXTA-FEIRA
22-08 – MANHÃ
|
SEXTA-FEIRA
22-08 – TARDE
|
8h às 9h:
Algum fechamento se precisar.
- Organização das equipes
por sala para o planejamento de 24h.
|
13h30 às 17h
ATÉ 15h – PLANEJAMENTO
Na hora da apresentação, voltar para as salas de
origem ou não?
15h ÀS 17h – Socialização
dos planejamentos com mediação das formadoras.
|
FORMAÇÃO DOS ORIENTADORES DE ESTUDO DE 19 A 22 DE AGOSTO DE 2014 - BALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário